sábado, novembro 04, 2006

Dia de Todos os Santos: o Santoro


Santóro, Rosmaninhal.

Os Santos enquadra-se nas principais épocas destinadas aos peditórios cerimoniais, conjuntamente com as Janeiras, Reis, Carnaval e Dia das Maias. Enquanto que as épocas de ofertas ocorrem no Natal e na Páscoa. Por toda a Beira Baixa havia - convém referir que nos dias de hoje esta tradição está práticamente inoperante - o costume de se fazer com a massa de pão uma especie de bicas besuntadas com azeite, em forma de ferradura, denominadas pelos locais de Santóro, que as madrinhas ofereciam aos afilhados juntamente com dinheiro e frutos secos. Por esta altura era prática comum a competição em torno do maior santóro. Ainda se ouve entre a vizinhança da aldeia a expressão que ficou ligada a este dia: "Tão, já foste a terer o santóro?. O significado destas esmolas encontra-se na natureza especial das comemorações, são pois os dias destinados aos defuntos e acredita-se que nestas datas eles andam pelo mundo. Por todo o lado se fazem ou faziam, bolos destinadso às almas, peditórios e esmolas desses bolos, mesas postas para defuntos, oferendas alimentares, a par com luminárias, sobre as sepulturas.

Este ano ainda consegui fotografar este pequeno exemplar numa das antigas padeiras do Rosmaninhal, que se aprontou a dizer-me: "Já ninguém faz santóros, eu ainda fiz este pequeno só para dizer que fiz. Antigamente ia tudo a terer o santóro. Quando estavamos no campo os patrões neste dia também davam o santóro aos homens, todos traziam um pão grande que os patrões davam. Aqui no povo eram os afilhados quem andava a pedir".

2 comentários:

Chanesco disse...

Caro Eddy

Em Toulões não me lembro de se fazer o Santóro.
No dia dos Santos os afilhados também iam pedir a benção.
A benção consistia efectivamente no benzer por parte dos padrinhos mas também no conjunto de prendas que recebiam - a bica de azeite, umas romãs (marguédas), diospiros, passas de figo e também umas moedinhas.

Um abraço e boa semana

eddy disse...

Caro chanesco

Já tinha ouvido falar de algumas benções neste dia. É curioso, o facto, de nos Toulões não se utilizar o termo santóro para designar esta bica de azeite. Como lhe chamam, apenas bica de azeite??